Assertiva – Clínica de Psicologia e Psiquiatria em Salvador

Dúvidas Frequentes

Tire suas principais dúvidas sobre psicologia e psiquiatria

Tire algumas das suas dúvidas sobre psicologia e psiquiatria

1 – Quando devo procurar ajuda de um Psicólogo ou Psiquiatra?

Todos nos enfrentamos algumas situações difíceis ao longo da vida e que podem fazer com que experimentemos momentos de tristeza, medo ou raiva. No entanto, possuímos recursos internos que nos auxiliam a transpor muitas das nossas dificuldades. Porém, em algum momento, esses “recursos internos” podem se tornar insuficientes ou falhos. Quando começamos a perceber que não estamos trabalhando de forma minimamente eficiênte na resolução de nossos problemas cotidianos ou que o nosso estado emocional já não nos permite mais viver de forma prazerosa, é sinal de que algo está errado e que devemos procurar ajuda profissional.

2 – Quem é o Psiquiatra?

O Psiquiatra é um profissional graduado em medicina que se especializou por 2 ou 3 anos em psiquiatria. Ele atua no atendimento, diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação de pessoas acometidas por diversos transtornos mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcionais. É um profissional apto a prescrever medicações.

3 – Quem é o Psicólogo especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?

O Psicólogo especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental é o profissional graduado em Psicologia que se especializou em TCC durante 2 anos.

4 – O que é Terapia Cognitivo-Comportamental?

A Terapia Cognitivo-Comportamental é um tipo de abordagem (ex.: Psicanálise, Gestalt, etc.) psicoterápica cientificamente testada que tem demonstrado ser eficaz no tratamento de diferentes transtornos de ordem emocional. A TCC é uma abordagem atual, estruturada, de tempo limitado, voltada para o presente, direcionada para a solução de problemas atuais e atua na modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais (inadequados e/ou inúteis).

5 – Em quais situações a Terapia Cognitivo-Comportamental pode ajudar?

A TCC pode ser utilizada para auxiliar o paciente a enfrentar situações difíceis (problemas familiares, a perda de uma pessoa querida, dificuldade para tomar decisões, descoberta de uma doença grave) e no tratamento de psicopatologias (depressão, ansiedade, fobias, fobia social, síndrome do pânico, transtornos de personalidade, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia, bulimia, anorexia). Dependendo da gravidade do caso ou do tipo de transtorno a TCC deve ser realizada juntamente com o uso de medicações.

6 – O que posso fazer para me preparar para um tratamento em Terapia Cognitivo-Comportamental?

É importante que você pergunte a si mesmo: “Onde eu gostaria de chegar até o final da terapia?”. Reflita um pouco sobre as mudanças que gostaria de fazer nas diferentes áreas de sua vida (família, trabalho, colegas de trabalho, amigos, etc.). Pense sobre os sintomas (tristeza, angústia, medo, etc.), comportamentos (fumar, procrastinar tarefas, etc.) que têm incomodado você e que gostaria de eliminar ou diminuir.


Assertiva

(71) 3042-4444

Clínica Assertiva
Av. Tancredo Neves, 620, Mundo Plaza, Sala 1418, Caminho das Árvores, Salvador – BA, 41820-020
© 2019 - Todos os Direitos Reservados
ZWA
Assertiva